13 janeiro, 2010

Gordura no bumbum, quadril e coxas é 'saudável', diz estudo



Nossa, fiquei passada com esta informação... Eu me matando para eliminar os quilos a mais e agora me vem esta notícias me dizer que eu sou mega saudável... Hauhauhauahau!!!

Brincadeiras à parte, achei super interessante o artigo... Vale lembrar que concentração de gordura na barriga continua sendo prejudicial. Já fiz um post aqui no blog falando sobre outro estudo que revela: mulheres com curvas, filhos inteligentes, ou seja, um pouco de gordura, desde que no lugar certo, não faz mal, pode até fazer bem!

Um estudo britânico sugere que acumular gordura na região dos quadris, bumbum e coxas pode ser saudável porque protege contra problemas cardíacos e metabólicos.


Segundo os pesquisadores da Oxford University, essa proteção proveniente da gordura no quadril seria explicada porque nessa região, a gordura absorve ácidos graxos e contém um agente anti-inflamatório que impede a obstrução das artérias.


O artigo, publicado na revista científica International Journal of Obesity, afirma ainda que ter bumbum grande é preferível à gordura na região da cintura, que não oferece esse tipo de proteção.


De acordo com os pesquisadores, em contrapartida, pouca gordura nos quadris pode levar a problemas metabólicos sérios, como a Síndrome de Cushing, uma desordem causada por altos níveis de cortisona do sangue e que causa aumento de peso.


"O que importa é a forma e onde a gordura se acumula", disse Konstantinos Manolopoulos, principal autor do estudo.


Forma


Estudos anteriores demonstraram que é mais difícil queimar a gordura concentrada em torno das coxas e do bumbum do que a situada na região da cintura.


Segundo os especialistas, essa dificuldade em queimar a gordura na região do quadril tem resultados benéficos, porque quando a gordura é quebrada muito depressa, ela libera substâncias conhecidas como citoquinas, que podem levar a inflamações no corpo.


As citoquinas estão associadas a doenças cardiovasculares, resistência à insulina e diabetes.


A gordura em torno do quadril também produz maiores quantidades do hormônio adiponectina, que protege as artérias e promove melhor controle da taxa de açúcar no sangue e da queima de gordura.


Em comparação, excesso de peso na região do estômago aumenta os riscos de diabetes e de doenças cardíacas.


Segundo Manolopoulos, quanto maior gordura em torno das coxas, melhor - desde que a barriga permaneça magra.


"Infelizmente, você não consegue uma sem a outra", ele disse.


Os pesquisadores afirmam ainda que tratamentos futuros poderiam tentar aumentar deliberadamente a quantidade de gordura no quadril de pacientes para protegê-los contra doenças cardiovasculares e metabólicas, como o diabetes.


O porta-voz da ONG britância British Heart Foundation, Fotini Rozakeas, disse que o estudo pode ser útil na luta contra as doenças cardíacas.


"Se você está acima do seu peso ou teve um aumento no tamanho da sua cintura, é importante fazer mudanças no seu estilo de vida, como adotar uma dieta saudável e fazer exercícios, para reduzir os riscos de que você tenha problemas cardíacos", afirmou.

Fonte: msn notícias

Nenhum comentário:

Fungole.com: Try my best

Fungole.com: Try my best