26 outubro, 2007

Quer falar outro idioma? [3ª Parte]


Amigos Virtuais... English Speakers

Depois de entrar em todos os grupos possíveis e imagináveis sobre Inglês no Yahoo Grupos, acabei conhecendo um monte de gente e trocando muitas figurinhas. E embora pareça que todo mundo quer aprender só Inglês ou Espanhol, há bastante gente querendo aprender Português... Principalmente quem tem negócios no Brasil, é casado (a) com brasileiros (as), ou simplesmente adora este lugar e quer vir para cá e se comunicar bem.

Quando estamos nestes grupos, muitas vezes parece que estamos entrando em uma família. Acabamos nos identificando mais com alguns membros e por fim acaba nascendo uma certa amizade, aí começa aquela estória de mandar e-mail diretamente para a pessoa, adicionar no
MSN, etc... E foi assim, fazendo amizade com estas pessoas que começou uma outra etapa importante do meu aprendizado.
As pessoas que não falam Português e querem aprendê-lo geralmente são as melhores para conversarmos, afinal, estão na mesma situação que a gente... Aprendendo! Aí conversar com estes se torna uma aula muito engraçada... Eu fazia o seguinte com meus amigos virtuais que estavam aprendendo nosso idioma... Combinava com eles que eu escreveria em Inglês e eles corrigiriam meus erros, e eles escreveriam em Português e eu faria o mesmo por eles. Quando estava na casa da minha amiga Renata, ainda tinha webcam e microfone. Aí era para morrer de rir... Tanto eles riam dos meus erros quanto eu ria dos erros deles. Mas com muito respeito é claro, é que a gente se sente mais á vontade, já que estamos todos aprendendo... É muito engraçado e uma bela lição de paciência e compaixão ouvi-los dizer coisas do tipo “Eu querer morar no Brasil”, do mesmo jeito que deve ter sido hilariante para eles escutarem coisas do tipo “She have a dog”. É algo bem gratificante, pois não ficamos travados e com vergonha de errar, de ser julgados ou ridicularizados por não sabermos bem o idioma ainda.
Após alguns meses fazendo isto já me sentia bem mais á vontade para falar in English, então alguns amigos e amigas começaram a me pedir o meu número de telefone, para que eu pudesse treinar sem nenhum tipo de recurso para auxiliar por perto, ou seja, eu ia ter que falar, sem tempo de olhar no dicionário on line alguma palavra que eu não tivesse entendido... Huahauahuahauhaua!!! Bem, para quem quiser tentar isto a dica é, depois de dizer “Hi”, peça para que a pessoa fale devagar e auto, pois dependendo do seu nível de Inglês talvez seja bem difícil entender o que eles falam. Não eles não falam muito rápido, nós é que não estamos habituados, ainda não dominamos a língua... Eles também acham que a gente fala em Português muito rápido... No começo a frase que eu mais dizia era “Could you repeat again?” (Você pode repetir?)... LOL!

Outra coisa que eu adorava fazer quando falava com alguém no
MSN, era escrever determinada palavra, que eu sabia escrever, sabia o significado, mas não tinha a mínima idéia de como pronunciar. Aí eu mandava a palavra e pedia que a pessoa do outro lado pronunciasse para mim... Então eu tentava o mesmo, até aprender, depois fazia frases com a palavra e a pessoa corrigia minha pronuncia...

A grande questão aqui é não ter medo, arriscar-se, meter a cara e dane-se se sair algo errado ou se alguém vai rir se as palavras não saírem exatamente como deveria ser, afinal quem está abordo da nave mãe chamada Terra, está aqui para aprender... Não apenas outro idioma, há tanto para ser aprendido... Então, relaxa e segue em frente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Fungole.com: Try my best

Fungole.com: Try my best