17 outubro, 2007

Coisas ou escritos ocultos...

Coisas ou escritos ocultos... Esta é a definição para “Apócrifo”. Estou voltando ao assunto, pois além de interessante me faz ter vários questionamentos... Algumas questões foram respondidas por um grande estudioso do assunto, meu professor de Religião e Humanismo na faculdade. Para muitos é apenas uma cadeira para “encher lingüiça”, para a faculdade tirar dinheiro da gente, já que é obrigatória para todos os cursos, pois é uma universidade católica. Para mim não, para mim é a oportunidade de discutir com alguém que entende do assunto este tipo de questão. É claro que se o cara fosse um tapado com uma visão parcial ou se ficasse tentando me doutrinar, eu nem dava papo para ele. Mas não é o caso aqui, o cara é muito inteligente, imparcial e sabe o que está falando. Tenho aprendido muito com ele e fico embriagada com suas aulas, pois ele apresenta a religião do ponto de vista de um estudioso, de um pesquisador, não de um padre... Embora o seja! Muitas coisas agora fazem sentido para mim, consegui finalmente confirmar que alguns exageros sobre Deus e religião não são verdadeiros.


Bom, voltando aos apócrifos... Fiz algumas dezenas de perguntas ao professor (ele deve ter ficado tonto com tantas perguntas) que me respondeu prontamente. Com suas respostas pude confirmar que a Igreja Católica realmente escolheu os evangelhos de maneira parcial. Não pude confirmar com ele se é verdadeiro o casamento de Jesus e Maria Madalena, embora ele tenha dito que seja bastante provável e me explicado os motivos de não quererem que Jesus fosse visto como um homem comum que tinha namorada, esposa e tudo mais... Ele precisava parecer o mais puro possível e sexo não era algo considerado muito puro naquela época. Especificamente sobre os apócrifos, embora muitos sejam incontestáveis, muitos também são considerados “balelas” por diversos estudiosos... É que muitos não aceitavam o fato de não haver nada relatado (ou pelo menos conhecidamente relatado até aquele momento) sobre a vida de Cristo da infância até seus trintas... Então algumas pessoas começaram a escrever sobre isto, mas muitas vezes sem fundamentação nenhuma, e por muitas vezes coisas absurdas como, por exemplo, a narração que diz que Jesus com seus “poderes” matou um garoto por vingança.

Mas uma vez, tomei conhecimento dos motivos que fizeram a imagem da mulher ser tão degradada na história. Jesus tinha mulheres também como discípulas... Mulheres inteligentes, de atitude, verdadeiras sábias... Mas como mulher sangra todo mês e dá a luz a filhos (mais sangue), eram consideradas impuras, tanto que rituais de purificação eram feitos quando do nascimento de uma criança. Então elas ficavam entre o que é “sagrado e puro” e o que é “impuro”. Como dizer que Jesus, o filho de Deus, andava no meio do “impuro”? Não dava né? Tinham que destorcer tudo... Ainda bem que existem pessoas que trazem a verdade à tona!

Links relacionados:
Wikpedia
Wikbooks
Os apócrifos do antigo testamento

3 comentários:

JAM disse...

pois este tema sempre foi fascinante para mim...acredito piamente q a mulher foi preterida na história da sociedade, nao apenas da igreja.

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Quer ver seu nome transliterado em outros idiomas, como japonês, chinês, sânscrito, árabe, hieróglifos egípcios, grego, cirílico, coreano, georgiano, armênio e outros mais? Visite meu blog! BLOG DE EDUARDO CARDOSO. Até mais!

Fungole.com: Try my best

Fungole.com: Try my best